FAQ
PERGUNTAS FREQUENTES

Os Palácios do Governo do Estado de São Paulo são abertos à visitação pública?
Sim. O Palácio dos Bandeirantes é aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 16h (de hora em hora),
com permanência até as 17h; e o Palácio Boa Vista, de quarta-feira a domingo, das 10h às 12h, com permanência até as 12:30, e das 14h às 17h, com permanência até as 17:30.

O que é necessário para o ingresso?
O ingresso é gratuito; porém, é necessário apresentar o documento de identidade (RG) ou o passaporte (no caso de estrangeiros), sem o qual não será permitida a visita.

É preciso agendar para visitar os Palácios do Governo?
No Palácio dos Bandeirantes, o agendamento é necessário somente para grupos acima de 10 pessoas. Para grupos inferiores a esse número, não há agendamento, basta dirigir-se ao palácio nos horários de visita portando documento de identidade (RG) ou passaporte (no caso de estrangeiros). No Palácio Boa Vista, basta dirigir-se ao palácio nos horários disponíveis, onde o público é atendido em grupos de até 25 pessoas.

Todas as visitas são acompanhadas por educadores?
Sim. Todas as visitas, sejam elas agendadas ou não, são visitas comentadas, acompanhadas por educadores, tanto no Palácio dos Bandeirantes quanto no Palácio Boa Vista.

Quanto tempo dura uma visita aos palácios?
A duração é diferente para cada tipo de grupo e para cada palácio. No Palácio dos Bandeirantes, a visita espontânea dura em torno de uma hora. Para grupos agendados, a visita pode durar uma hora e meia. No Palácio Boa Vista, a visita dura em torno de 45 minutos para cada grupo de até 25 pessoas.

Há estacionamento nos palácios? Eles são gratuitos?
Em ambos os Palácios do Governo, há estacionamento gratuito no local, apenas durante a visita.

Posso gravar, fotografar e/ou filmar os Palácios do Governo durante a visita?
No Palácio dos Bandeirantes, é permitido fotografar a fachada e os ambientes expositivos, desde que sem o uso do flash e sem foco específico em uma única obra de arte. As gravações e filmagens são proibidas. No Palácio Boa Vista, são proibidas gravações, fotos e filmagens.
Para material jornalístico sobre o acervo, entre em contato pelo e-mail acervo@sp.gov.br.

Qual o número máximo de visitantes que posso agendar por horário?
No Palácio dos Bandeirantes, para cada horário de agendamento, o máximo de visitantes por grupo é de 50 pessoas. No Palácio Boa Vista, o agendamento para grupos escolares atende grupos de 25 pessoas. Para demais visitas, basta dirigir-se ao palácio nos horários disponíveis, onde o público também é atendido em grupos de até 25 pessoas.

Sendo sedes de governo e residências oficiais do governador, a visita aos palácios inclui a presença do governador?
Não. A visita aos Palácios do Governo é direcionada à apresentação dos edifícios e suas histórias, das coleções de arte e de objetos raros que integram seus ambientes.

Quais os ambientes dos palácios que podem ser visitados?
No Palácio dos Bandeirantes, a visita compreende o Hall Nobre, o Salão dos Pratos, o Salão dos Conselhos, o Mezanino e alguns corredores e bolsões que interligam esses espaços. Quando há eventos oficiais, a visita poderá ser restrita a alguns ambientes ou mesmo cancelada sem prévio aviso. No Palácio Boa Vista, a visita compreende alguns ambientes no térreo e uma parte da ala residencial. Na presença de hóspedes oficiais, a área de visitação será restrita.

Por que visitar os Palácios do Governo?
Venha conhecer a história dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e suas coleções de arte. Conheça a diversidade de peças e de objetos raros que integram os seus ambientes, além de uma das mais importantes coleções de arte moderna brasileira.