(1917-1984)
Maria Leontina Franco da Costa (São Paulo, São Paulo, 1917 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1984) é um nome fundamental da pintura moderna no Brasil. A artista trabalhou com pintura, gravura, desenho e artes aplicadas como vitrais e azulejos.
Nos anos 1940 pinta a partir de uma linguagem figurativa expressionista e passa a experimentar a partir dos anos 1950, com a geometrização dos espaços e da composição.
A pintura feita pela artista em 1949, pertencente ao Acervo dos Palácios faz parte dessa fase formativa, que faz lembrar da participação da artista na exposição, hoje histórica, 19 Pintores, em 1947 na Prestes Maia.
Óleo sobre tela, 74 x 93 x 3 cm
Acervo dos Palácios
A pintura Menino e dragão é uma cena de paisagem fantástica, em que vemos ao centro da composição uma figura com aspecto humano em verde/azul montada em um animal de quatro patas em tons de laranja. Ambas estão de perfil voltadas à esquerda e a figura segura um cajado que se estende até o chão. Ao fundo verde/azul mais escuro, há a presença de árvores nas duas laterais, nuvens e a indicação de um riacho. Tudo construído por Leontina com pinceladas expressivas e irregulares.