Título Manifesto Surrealista

Retrato Walter Lewy

Walter Lewy

(1905-1995)

Walter Lewy foi um paisagista e desenhista publicitário alemão.

Sua primeira exposição teria sido em Bad Lippspringe em 1932,mas ela foi fechada quando a Câmara de Arte Alemã proibiu a participação de judeus na vida artística.

O artista chegou ao Brasil em 1937, deixando para trás centenas de trabalhos que, enviados para a Holanda, foram perdidos durante bombardeios.

O surrealismo de suas obras revela tanto uma adequação ao período de horror das grandes guerras mundiais, que gera certo descolamento do real, quanto apresenta um cenário inesgotável de temas e construções em paisagens fantásticas e realidades absurdas, como vemos na pintura “Figuras do deserto” de 1948, pertencente ao acervo dos Palácios.

Figuras do Deserto, 1948

Óleo sobre tela, 64 x 75 x 5cm
Acervo dos Palácios

A obra foi feita com uma paleta rebaixada, com ocres, beges e tons terrosos. As figuras não possuem correspondência com o real, e foram feitas a partir de formas ovoides, quase como se fossem empilhamentos em um cenário desértico. É uma obra que nos permite viajar pelo mundo enigmático e misterioso do artista.

“Nos últimos anos, acho que tenho muito do Brasil, no colorido, nas paisagens, e isso eu fui absorvendo aos poucos, organicamente. Naturalizei-me brasileiro, aqui vivo.”
- Walter Lewy

Obra Figuras do Deserto