O descanso, 1960.

Aliberto Baroni (São Paulo/SP, 1907-1994). O descanso, 1960. <br />Óleo sobre tela.
					115 x 195 x 5 cm
Passe o mouse sobre a imagem para visualizar os detalhes da obra.

Aliberto Baroni (São Paulo/SP, 1907-1994). O descanso, 1960.
Óleo sobre tela. 115 x 195 x 5 cm

Aliberto Baroni nasceu em São Paulo e logo interessou-se pela pintura. Teve como professor Antonio Rocco, grande pintor de cenas de gênero, um tema de pintura que busca representar as pessoas em seus fazeres cotidianos, o que lhe influenciou em toda sua produção.

Este professor descobriu que Baroni era daltônico, o que poderia ser um problema para a carreira de pintor. Desistindo da carreira num primeiro momento, ele voltou a pintar vencendo esse obstáculo estudando a luz e escrevendo os nomes das cores nos tubos de tinta.

Trazendo seu foco para a temática, passava horas observando os trabalhadores e os feirantes descarregando as carroças no Mercado Municipal de São Paulo. Tanto o tema como a estética do trabalho foram bastante abordados pelos artistas modernos e, nesta obra, Baroni procura retratar os trabalhadores não no momento da lida diária, mas no período de descanso, onde aparecem exaustos pela labuta, dormindo ou com o olhar cabisbaixo e trajados de maneira humilde. Flertando com a temática de denúncia social, uma palavra escrita na parede ainda convoca os trabalhadores a agir democrática e conscientemente para melhorar sua situação, “Vote!”.