Sem título, s.d.

Angelo Simeone (Campania, Capua/Itália, 1899 – São Paulo/SP, 1974). Sem título, s.d.
Óleo sobre placa de aglomerado de madeira.
85 x 69 x 3 cm
Angelo Simeone nasceu na Itália e com 2 anos chegou ao Brasil. Estudou no Liceu de Artes e Ofícios e na Sociedade Paulista de Belas Artes, entrando em contato com os artistas do Grupo Santa Helena e do Sindicato dos Artistas Plásticos, estabelecendo amizades e trocando conhecimentos artísticos.
Artista de grande habilidade, foi um dos mestres do Grupo Tapir. Ativo entre 1960 e 1980, o grupo reunia artistas que desapegados dos ensinamentos acadêmicos, incorporaram os aprendizados das vanguardas modernas, buscando uma aproximação com a natureza e as paisagens urbanas, em viagens à diversas cidades e produzindo geralmente pinturas de casarios.
É interessante notar que a pintura de casarios, que estava em voga nos anos 1940, atualiza-se com o próprio desenvolvimento das cidades, que passam por grandes transformações a partir de meados do século XX, verticalizando-se em inúmeros arranha-céus. A obra de Simeone mostra segurança e atenção às sutilezas das diferentes tonalidades de cor, que quase mesclam os prédios e o céu acinzentado da terra da garoa.