Retrato de Lalive, 1917.

Passe o mouse sobre a imagem para visualizar os detalhes da obra.

Anita Malfatti (São Paulo/SP, 1889-1964). Retrato de Lalive, 1917.
Óleo sobre tela. 105 x 91 x 3 cm

Anita Malfatti é uma das mais significativas artistas do cenário cultural paulista das primeiras décadas do século XX. Com efervescência pictórica transformadora e sua impactante “Exposição de pintura moderna Anita Malfatti”, de 1917, ela representou o pioneirismo da arte moderna no Brasil.

Sua formação artística combinou estudos em Berlim, entre 1910 e 1913, onde recebeu influências da estética vanguardista dos expressionistas e fauvistas, com uma residência artística em Nova Iorque, em 1915 e 1916, quando integrou o grupo da Independent School of Art, um ambiente de liberdade de criação e experimentação.

A temática feminina é bastante recorrente em seu trabalho. Em “Retrato de Lalive”, obra que participou do Salão Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro em 1917, Malfatti representa a mulher que encara o observador. Com pinceladas impressionistas, em que abandona os contrastes regulares da arte ensinada das academias, o tom rosáceo ocupa quase toda a área do quadro misturando figura, figurino e fundo.