Alegoria, sem data.

Antônio Gomide (Itapetininga/SP, 1895 – São Paulo/SP, 1967). <br />Alegoria, sem data, Baixo relevo em mármore.
					125 x 100 cm
Passe o mouse sobre a imagem para visualizar os detalhes da obra.

Antônio Gomide (Itapetininga/SP, 1895 – São Paulo/SP, 1967).
Alegoria, sem data, Baixo relevo em mármore. 125 x 100 cm

Pintor, escultor, decorador e cenógrafo, Antônio Gomide mudou-se para Suíça com sua irmã Regina Gomide em 1913, onde frequentou a Academia de Belas Artes de Genebra. Na França, na década de 1920, entrou em contato com as vanguardas europeias, aprendendo a técnica do afresco e instalando seu ateliê em Paris. Lá, conviveu com Victor Brecheret e Vicente do Rego Monteiro, também presentes nesta exposição.

Gomide se expressou em várias técnicas e materiais - do desenho e a pintura à estamparia em tecidos, vitrais e cerâmicas. Na obra “Alegoria”, o suporte em mármore reflete a influência da estética clássica ocidental, reforçada pela representação da figura em pé, que oferece uvas a outra, que as recebe de joelhos. O estilo Art Déco também aparece na peça, sendo Gomide um dos mais importantes expoentes da tendência no contexto artístico paulistano a partir da década de 1930.

Nesta exposição, a colheita aparece como um dos grandes momentos da vida no campo, em que o fruto do trabalho semeado e cuidado em todos os ciclos é oferecido.