Praia, 1945.

Danilo di Prete (Pisa/Itália, 1911 – São Paulo/SP, 1985).
Praia, 1945. Óleo sobre placa de aglomerado de madeira.
32,5 x 40 cm
Danilo di Prete nasceu em Pisa, na Itália, iniciando sua carreira aos 20 anos como autodidata, e pintando a região litorânea de Viareggio, onde morava. Na Segunda Guerra Mundial integrou o Grupo de Artistas Italianos em Armas, ilustrando episódios da guerra na Albânia, Grécia e Iugoslávia. Chegou no Brasil em 1946, declarando sua atividade como pintor além de dedicar-se a atividades publicitárias. Em 1951 envolveu-se na criação da I Bienal de São Paulo, quando venceu o 1º Prêmio de Pintura Nacional.
Antes de enveredar-se pela arte abstrata, produzia com recorrência obras de pequenos formatos, com paleta reduzida, num movimento de aproximação quase intimista do espectador, como acontece na obra “Praia”, produzida ainda na Itália, e trazida na bagagem junto com outras produções, quando de sua transferência para São Paulo.
Um dia nublado, cores rebaixadas, uma casa erguida do chão e duas figuras dialogam no canto do quadro, numa atmosfera lúgubre que estaria mais próxima da Europa que acabara de deixar, do que do Brasil.