Vista da entrada de São Vicente, 1948.

Dario Villares Barbosa (Campinas/SP, 1880 – Paris/França, 1952). Vista da entrada de São Vicente, 1948. Óleo sobre tela. 67 x 58,5 x 8 cm.
Passe o mouse sobre a imagem para visualizar os detalhes da obra.

Dario Villares Barbosa (Campinas/SP, 1880 – Paris/França, 1952).
Vista da entrada de São Vicente, 1948. Óleo sobre tela. 67 x 58,5 x 8 cm.

Irmão gêmeo do também pintor Mario Villares Barbosa, Dario Villares Barbosa é natural de Campinas. No Brasil, os irmãos foram alunos do artista acadêmico Oscar Pereira da Silva e em 1901 viajaram juntos para Paris, onde estudaram nas renomadas Académie Julian e École des Beaux-Arts.  De volta ao Brasil, foi agraciado em 1912 com bolsa do Pensionato do Governo Paulista, e retornou a Paris para continuar seus estudos, tendo inclusive sua bolsa renovada em 1916, complementando sua formação em viagens pela Itália, Portugal, Espanha, além do norte da África e o Oriente Médio. 

Sua formação, primeiramente acadêmica, lhe rendeu vasta produção de paisagens marinhas, bosques, jardins franceses, mas também muitas cenas de gênero, com mulheres que destacavam seu pertencimento regional com ricos detalhes. Em 1934, estabeleceu-se definitivamente em São Paulo, e suas obras demonstram tanto a profundidade de seus estudos acadêmicos como traços de modernidade. O colorido, a alegria e leveza de suas pinceladas criam essa prazerosa paisagem de São Vicente, refúgio litorâneo de grande parte dos paulistanos.