Grande Estrutura Branca Simbólica – Alegoria aos Bandeirantes, 1989.

Passe o mouse sobre a imagem para visualizar os detalhes da obra.

Emanoel Araujo (Santo Amaro da Purificação/BA, 1940 – São Paulo/SP, 2022).
Grande Estrutura Branca Simbólica – Alegoria aos Bandeirantes, 1989.
Relevo em madeira. 218 x 162 x 18 cm

Emanoel Araújo foi um artista plástico baiano que trabalhava a presença da herança africana na cultura brasileira, tendo sido idealizador e diretor do Museu Afro Brasil. Frequentou a Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e estudou gravura, pintura e escultura.

Sua produção escultórica tem influências do construtivismo, que ele realizou conjugando formas geométricas em planos e elementos diagonais que criam ritmos e sombras. Segundo Emanoel, a falta de cor seria “enriquecida pelo jogo visual no qual formas reduzidas tornam-se ambivalentes”.

Esta obra é um módulo executado a partir de um estudo para o Concurso “Painel Bandeirantes”, que em 1989, escolheu um artista para representar a história paulista e brasileira no Hall Nobre do Palácio. A proposta de Emanoel era formada por conjunto de relevos de composição abstrata, tendo ao centro uma cruz. As cores seriam o branco e o vermelho. Nesses jogos de luz e sombra, cor e não cor, cruz e abstração, ele cria o contexto de ambivalências suscitado pelo tema do bandeirantismo.