Os construtores da cidade de São Paulo, 1989

José Roberto Aguilar (São Paulo/SP, 1941). Os construtores da cidade de São Paulo, 1989. Acrílica sobre tela.
					Acervo dos Palácios
Passe o mouse sobre a imagem para visualizar os detalhes da obra.

José Roberto Aguilar (São Paulo/SP, 1941). Os construtores da cidade de São Paulo, 1989. Acrílica sobre tela. Acervo dos Palácios

José Roberto Aguilar é um artista que trabalha com múltiplas linguagens: é pintor, videomaker, performer, escultor, escritor, músico e curador. Autodidata, integrou o movimento performático-literário Kaos em 1956, época em que passou a pintar com spray e pistola de ar comprimido, influência do Graffiti. Viveu em Londres e Nova York, entre 1969 e 1975, quando começou a fazer experimentações com vídeo e nos anos 1980, criou o grupo musical “Banda Performática”.

A obra “Os construtores da cidade de São Paulo” participou do concurso em 1989, que tinha como objetivo selecionar uma obra representativa para a história do Estado de São Paulo para ser a grande pintura do Hall Nobre do Palácio, o “Painel Bandeirantes”.

O vencedor foi Antonio Henrique Amaral, porém os demais participantes também foram incluídos na coleção de arte do Palácio.

A produção de José Roberto Aguilar tem um caráter mágico com forte carga expressionista, que flerta com a abstração. Nesta obra, o artista traz o povo de mãos dadas e desses personagens emergem palavras de ordem: educação, trabalho, justiça, amor, entre tantas outras. Trechos da recém outorgada Constituição de 1988 aparecem ao fundo. “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer nada senão em virtude de lei”, numa ode à democracia e aos direitos humanos. É este povo, que com seu trabalho e suas lutas, constrói São Paulo.