Lavagem do Bonfim, 2007.

Jurandi Assis (Feira de Santana/BA, 1975). Lavagem do Bonfim, 2007.
Grafite sobre papel.
79 x 64 x 4,4 cm
Jurandi Assis nasceu em Santa Maria da Vitória, no interior da Bahia, onde cresceu imerso entre as festas, os costumes e o trabalho cotidiano das pessoas do lugar. Desenhando desde a infância com extrema facilidade, sempre evidenciando a figura humana, seu sonho de se tornar artista o levou a estudar em São Paulo com 17 anos, onde aprimorou sua técnica e desenvolveu sua carreira.
Nesta obra, o artista explora o tema religioso da cerimônia da lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, em Salvador, na Bahia. A tradição data de 1773, quando devotos pertencentes a “Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim” faziam escravizados lavarem e decorarem a Igreja para a festa do Senhor do Bonfim. Posteriormente, os escravizados devotos do candomblé tornaram a lavagem parte da cerimônia das Águas de Oxalá.
Durante o ritual, as portas da Igreja ficam fechadas e as baianas lavam suas escadarias, jogando água de cheiro nos degraus, enquanto entoam cânticos do candomblé. A cerimônia é realizada até os dias de hoje, acontecendo na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, no mês de janeiro.