Maternidade, 2007

 Maternidade, 2007
Passe o mouse sobre a imagem para visualizar os detalhes da obra.

Lasar Segall. Maternidade, 2007 (a partir do original de 1937).
Bronze. 44,5 x 31,3 x 35,5 cm.

Lasar Segall foi um pintor, escultor e gravurista judeu nascido no território da atual Lituânia. Na sua produção, teve influências do expressionismo, estilo artístico que buscava não apenas uma representação da realidade, mas trazer a carga emocional e expressiva dos sentimentos. Assim, produziu obras que abordavam sofrimentos humanos, como a guerra e a perseguição do povo judeu. Uma obra de sua autoria foi incluída na histórica “Exposição de Arte Degenerada” organizada por Hitler em Munique em 1937 para desvalorizar artistas modernos, tidos pelo regime como degenerados, tais como Segall, Kandinsky, Mondrian, Picasso, entre outros.

No Brasil, Segall organizou uma exposição de suas obras em 1913 e alguns críticos de arte consideram que poderia ter sido a primeira exposição de Arte Moderna no Brasil. Mudando-se efetivamente para o país em 1923, ele entra em contato com os artistas modernistas brasileiros e suas obras passam a incluir temas nacionais, como a escravização africana.

A maternidade é um assunto frequente em sua produção, tanto na pintura como na escultura. Nessas produções, as figuras quase chegam a mesclar-se numa relação íntima de proteção, carinho e sensibilidade. Nesta escultura é como se o filho ainda pertencesse ao corpo da mãe, que o abraça e protege envolvendo o inteiramente.