Loading...

Nome do artista Gerhson Knispel

Gershon Knispel (1932-2018) nasceu em Colônia na Alemanha e dividiu sua vida entre Israel, Palestina e São Paulo, envolvendo- se profundamente com o meio artístico brasileiro. Em São Paulo, fez diversos trabalhos como mosaicos e painéis para a então TV Tupi no Sumaré, os vitrais da Sinagoga da Congregação Israelita Paulista (CIP), o afresco da fachada do Palmeiras, o painel do Teatro TAIB, além de vários murais, mosaicos, afrescos, pinturas para edifícios públicos e privados.

VER MAIS

Obra - O Violinista

Título da obra - O Violinista

Nesta obra, o pintor retratou um violinista cujo rosto não podemos individualizar. Ele é quase como o símbolo de todo um povo. Ele está vestido com um pesado casaco preto e usa uma boina, toca seu violino num espaço apertado, cinzento, com um fundo difuso.

VER MAIS
Obra - Violinista
ÁUDIO DO TEXTO

UM MESTRE DA ILUSTRAÇÃO (por Sérgio Milliet)

“Enquanto a pintura, a gravura e o desenho caminharam pela senda do figurativismo o problema foi tão somente de talento, de sensibilidade na captação da mensagem do escritor e na capacidade de auxiliar-lhe a comunicação ao leitor.

Com as diversas tendências abstracionistas, hoje gozando de uma vaga nem sempre justificável, de tão subjetiva - ou tão alheia ao texto - passou a ilustração a constituir uma simples moldura, ocasionalmente de bom gosto.”

VER MAIS

Título - Séries de Gravuras

O Acervo possui Duas importantes séries de gravuras do artista: “A Cruzada das Crianças” e “Estrela das Cinzas”.
Importantes criações do patrimônio cultural da humanidade, as obras falam sobre as atrocidades cometidas no Holocausto.

A CRUZADA DAS CRIANÇAS

thumbnail
ÁUDIO DO TEXTO

“A Cruzada das crianças” é uma série composta de ilustrações feitas para o poema de mesmo nome do escritor Bertold Brecht, que narra a saga de crianças órfãs fugindo dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Knispel recebeu o manuscrito da viúva de Brecht em 1957 e publicou os desenhos pela primeira vez em 1962, ganhando o prêmio de livro ilustrado na 7ª Bienal de São Paulo em 1963.

ESTRELA DAS CINZAS

thumbnail
ÁUDIO DO TEXTO

“Estrela das Cinzas”, foi produzida para ilustrar um trecho do livro “Estrela das Cinzas” de K. Tsetnik, pseudônimo de Yehiel De-Nur, sobrevivente conhecido como o “Escritor do Holocausto”. O famoso escritor propôs, ele mesmo, ao artista que ilustrasse o livro em 1966. Este encontro marcou profundamente a produção de Knispel sobre o Holocausto.

Obra - Parte da Série - A cruzada das crianças

Parte da série "A cruzada das crianças"

LUZ E SOMBRA

O fogo de Brecht arde hoje
Brilha como brilhava então, 
E isso devido a Gershon Knispel
que ilumina em preto 
a face da neve, com penetrante humanismo.
Ele desenha a luz e sombra das palavras,
Pontudas e arredondadas
Sombras repletas de esplendor
Vazios colocados com sabedoria
Apagaram-se os 40 anos
Isso foi o que Gershon conseguiu criar
com essas litografias. Abismo.

Willem Sandberg
Diretor do Stedelijk Museum, Amsterdã, 1975

Título - Sobre o Restauro

Importantes obras do patrimônio cultural da humanidade, as séries de gravuras “A Cruzada das Crianças” e “Estrela das Cinzas”, feitas por Gershon Knispel, foram restauradas entre os anos de 2023 e 2024.

O tratamento contou com diversas etapas como: remoção mecânica de fitas adesivas aderidas ao verso das obras, higienização mecânica com pó de borracha, aplicação de biocida, desacidificação, planificação e encolagem. Todos os materiais utilizados seguem as normas e padrões museológicos, de conservação e restauro. Após o restauro, as obras receberam novas molduras.

O processo foi realizado pelas conservadoras restauradoras, especialistas em papel, Ana Maria Caires Scaglianti e Gabriela Barbos de Oliveira.

O projeto de restauro garantirá a preservação desse patrimônio para as futuras gerações.

Título - Acervo Documental

Carta de Intenção
de Doação.

A estreita relação de Gershon Knispel e o Acervo dos Palácios culminou com a doação, pelo próprio artista, de duas importantes séries de gravuras “A Cruzada das Crianças” e “Estrela das Cinzas”, e uma pintura para nossa coleção.

Em nosso arquivo documental, possuímos os documentos que oficializaram esse ato de generosidade do artista, que se preocupou em legar suas obras à nossa instituição, para que ela pudesse ser apreciada por toda a população.

Resposta de Radha Abramo
aceitando a doação.
Termo de doação.

Outro documento que ilustra a proximidade de Knispel com a instituição é sua dedicatória à Radha Abramo, primeira Curadora do Acervo dos Palácios, no livro “Gershon Knispel: Retrospectiva 1950-2015”, que aborda a trajetória do artista. A publicação faz parte de nossa biblioteca.

Knispel no Palácio
Dedicatória de Knispel
Para Arquevo Querido/ em memoria da grande/ amiga Radah Abramão/ e para a tradição della/ que esta tão cuidada pelo/ voces./ Um Grande Abração/ Gerson/ Sao Paulo 6/12/2017