Mapa Museus-Casas Históricas no Brasil

Caminhos da História

O panorama dos museus-casas históricas no Brasil é um importante localizador de diferentes realidades culturais no território nacional, suas diversas escolhas do que esquecer e do que lembrar e imortalizar seus heróis, em cada região.

Essa tipologia de museus consiste na transformação e requalificação de casas que foram habitadas por figuras marcantes para a memória das sociedades locais, em museus, espaços que incluem sobrados, palacetes, palácios, casas simples e fazendas, e que têm como foco de interesse, além de suas coleções, o edifício e seus habitantes.

Ao conectar as relações humanas com os espaços vividos e seus acervos artístico-culturais, os museus-casas propiciam uma visão única da intimidade da vida humana. Tais museus oferecem, portanto, a possibilidade de refletir sobre fatos, sentimentos e histórias que encadeiam o espírito do lugar, de seus personagens – ilustres ou anônimos – e de seu tempo. São museus compostos de narrativas de vidas.

No ano de 2013, o Acervo Artístico-cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, publicou o primeiro mapeamento dos museus brasileiros dessa categoria. Em 2021, 8 anos depois, a atualização desse mapeamento é, não só necessária para compreendermos as mudanças do período, como também a inclusão de novos museus-casas históricas.
Nesta nova proposta é fundamental a participação de todos os museus que estão contemplados no mapa, mas também os que ainda não conseguimos acesso.

Estão separados pela época em que seus edifícios foram construídos, de acordo com os períodos históricos: Colônia, Império e República. Nesta primeira etapa estão mapeados os museus-casas do Brasil Colônia. Em breve novos períodos serão publicados.

Espera-se, com este mapa, continuar a identificar os museus-casas histórica no Brasil, possibilitando maior visibilidade e acessibilidade a esses locais, que guardam tanto da memória do país, podendo, assim, proporcionar novos olhares sobre nossa história e nossa cultura.