O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, departamento da Casa Civil, emprestou seis obras de Tarsila do Amaral para exposição individual da artista modernista na Espanha, que acontece no Guggenheim Museum, em Bilbao. A visitação será aberta no próximo dia 21 de fevereiro até 8 de junho de 2025, sob a curadoria de Geaninne Gutiérrez-Guimarães.
A exposição itinerante “Tarsila do Amaral” já passou pela França, no Musée du Luxembourg, em Paris, entre 9 de outubro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, com curadoria de Cecilia Braschi. Apresenta obras icônicas como “Operários” (1933) e “Autorrretrato I” (1924), além das importantes pinturas “Religião Brasileira I” (1927), “Calmaria II” (1929), “Estratosfera” (1947) e “Estudo de nu (sentado)” (1921) para o cenário cultural Europeu.
A mostra levou aproximadamente 130.000 pessoas para o museu parisiense. “Tarsila do Amaral é uma das artistas mais representativas da arte moderna, e exposições como essas permitem que um público cada vez maior possa conhecer sua história e suas obras. Estamos muito felizes que o Acervo dos Palácios do Governo de SP esteja participando deste momento. A recepção da mostra em Paris foi um sucesso, e acreditamos que isso se repetirá em Bilbao”, declarou Rachel Vallego, Curadora do Acervo dos Palácios.
Tarsila do Amaral é uma das mais importantes artistas modernistas brasileiras, tendo estudado na Espanha e na França quando jovem. Conectada com as vanguardas europeias, Tarsila articulou seus estudos acadêmicos com as correntes artísticas modernas, criando uma obra única e representativa da cultura brasileira. O Acervo dos Palácios tem 16 obras da artista, abrangendo grande parte da trajetória da artista.