Marcas da Terra

Marca da Terra
Palácio dos Bandeirantes, de 15 de outubro a 08 de dezmbro de 2019

Uma das formas de se preservar a identidade cultural é valorizar a culinária local de uma região. No Brasil há cozinhas regionais que ainda sobrevivem. Esta exposição celebra a riqueza da terra paulista e a diversidade gastronômica que São Paulo tem.

Os quatro fotógrafos convidados têm uma estreita relação com a fotografia de gastronomia. DelfimMartins especializou-se em fotografia agrícola construindo um vasto acervo sobre a produção de alimentos no Brasil. Henrique Peron migrou para a fotografia, após administrar seu próprio restaurante. Iara Venanzi, com o olhar formado pela publicidade, compõe imagens como narrativas, momentos de uma receita. Rodrigo Bari começou a fotografar como hobby até estabelecer uma produção comercial focada na alimentação.

São vários os diálogos a serem estabelecidos nesta exposição, cujos protagonistas são os ingredientes, os sabores, a agricultura e a culinária regional de São Paulo. Pinturas da coleção dos Palácios do Governo, naturezas-mortas de grandes nomes da Arte Moderna brasileira, e peças do acervo histórico que rememoram o cotidiano doméstico da culinária fazem as conexões entre elas - fotografias, pinturas e objetos.