Templos e Palácios Japoneses

Templos e Palácios Japoneses
Palácio dos Bandeirantes, de 05 de março a 26 de junho de 2008
Palácio do Horto, de 05 de julho a 31 de agosto de 2008

Esta exposição de 14 maquetes de templos, palácios e castelos japoneses, pertencentes ao Consulado do Japão, em São Paulo, xilogravuras japonesas do século XVII e 14 litografias em memória da bomba de Hiroshima, que pertencem ao Acervo dos Palácios, propõe um olhar não apenas estético e formal a essas imagens e obras, mas um olhar principalmente perceptivo. O foco da arquitetura japonesa está no perceber.

A relação subjetiva do homem nipônico com a natureza e suas convicções do universo sagrado estão registradas em sua arquitetura, na arte do jardim e na ambientação dos espaços sagrados e domésticos.

Expostas em um ambiente palaciano, as maquetes trazem a oportunidade de refletir sobre as diferenças arquitetônicas e estilísticas dos castelos e palácios construídos no Ocidente no mesmo período e apreciar também imagens dos nossos palácios.

Mais do que uma visão dos elementos arquitetônicos e decorativos, a nossa intenção é trilhar um caminho no qual possamos enxergar o impacto cultural e filosófico que está representado nesses espaços de memória.

Celebrando o ano das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil, homenageamos todos os imigrantes e seus descendentes.