Loading...
Foto Knispel

Retrato do artista plástico Gershon Knispel
Eduardo Anizelli
5.nov.2013
Folhapress

Coleções de gravuras do Acervo dos Palácios, produzidas por Gershon Knispel, serão restauradas pelo Governo do Estado de São Paulo.

Duas importantes séries de gravuras do artista plástico de origem judaica, Gershon Knispel, “A Cruzada das Crianças” e “Estrela das Cinzas”, passarão por processo de restauro.

Com duração de aproximadamente 90 dias, o restauro das 42 gravuras terá diversas etapas, como higienização e desinfecção dos suportes, pequenos reparos, reforços nos itens que apresentarem problemas, montagem apropriada, segundo as normas de conservação e restauro e tem duração prevista de 90 dias. Após o procedimento, as obras serão expostas no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e depois, no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão.

Importantes obras do patrimônio cultural da humanidade, as obras falam sobre as atrocidades cometidas no Holocausto. “A Cruzada das crianças” é uma série composta de ilustrações feitas para o poema de mesmo nome do escritor Bertold Brecht, que narra a saga de crianças órfãs fugindo dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Knispel recebeu o manuscrito do próprio Brecht em 1957 e publicou os desenhos pela primeira vez em 1962, ganhando o prêmio de livro ilustrado na 7ª Bienal de São Paulo.

Já “Estrela das Cinzas”, foi produzida para ilustrar um trecho do livro “Estrela das Cinzas” de K. Tsetnik, pseudônimo de Yehiel De-Nur, sobrevivente conhecido como o “Escritor do Holocausto”. O famoso escritor propôs, ele mesmo, ao artista que ilustrasse o livro em 1966 e este encontro marcou profundamente a produção de Knispel sobre o Holocausto.

Knispel foi um sobrevivente do Holocausto. Nascido na cidade Colônia, Alemanha, em 1932, dividiu sua vida entre Israel, Palestina e São Paulo, se envolvendo profundamente com o meio artístico brasileiro. O artista deixou a Alemanha em 1935. Aos 14 anos, quando conheceu a pintura "Guernica" de Pablo Picasso, decidiu que seria artista para mostrar as injustiças do mundo. Em 2002, o artista doou ao Acervo dos Palácios as duas coleções de gravuras e também uma pintura, em óleo sobre tela, “O violinista”. Todas as obras remetem ao Holocausto. Knispel faleceu em 2018, em Haifa, Israel.

A restauração das obras de Knispel garantirá sua preservação e salvaguarda deste importante patrimônio histórico e artístico.

Foto Gravura Knispel

Gershon Knispel
Sem título
Litogravura sobre papel
Cruzada das Crianças (Bertolt Brecht)
1966