Os tempos seguem a evolução natural da sociedade e as mulheres compartilharam de experiências que mudaram o seu modo de pensar, viver, trabalhar e serem vistas. As diferentes histórias e formas de pensamento produziram obras inusitadas que representaram novos papéis da mulher na sociedade, em um período de profundas reformas promovidas pela arte moderna.
A exposição “Mulheres Modernas” apresenta um conjunto de pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e esculturas que permite identificar mudanças no campo da arte. São mulheres autoras e retratadas por artistas do fim do século XIX a primeira metade do século XX.
Com foco no universo feminino, 50 obras da coleção do Acervo dos Palácios revelam fatos que marcaram as mudanças dos padrões acadêmicos antes do Modernismo e a história de alguns dos artistas que participaram desta transformação.
Como destaque, obras de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral que retratam mulheres da época, assim como os artistas do período, Ismael Nery, Victor Brecheret, Flávio de Carvalho. Foram retratadas figuras que marcaram o período. Outro destaque da exposição é a obra de Maureen Bisilliat, fotógrafa pioneira no Brasil, nas décadas de 1950/60.
Poder partilhar, debater, refletir sobre as transformações históricas, artísticas e culturais desse período riquíssimo da história da arte, por meio da primorosa coleção de arte moderna do Acervo dos Palácios é o objetivo principal desta exposição.
Ana Cristina Carvalho
Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo