Loading...

Estilo eclético na capital de São Paulo

Sede administrativa do Governo do Estado de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes foi originalmente construído para sediar a Universidade Comercial Conde Francisco Matarazzo, projeto que não chegou a ser finalizado.
A aquisição do prédio por parte do Governo do Estado aconteceu em 1964, e no ano seguinte foi inaugurado recebendo a denominação de Palácio dos Bandeirantes, em referência aos desbravadores do período colonial brasileiro.
O projeto arquitetônico inicial dos italianos Marcello Piacentini e Vittorio Ballio Morpurgo teve seus primeiros esboços em 1938 e previa linhas retas, colunas, muros lisos e ampla fachada. Posteriormente, o desenho foi modificado por Giuseppe Crosa di Vergagni, e executado em estilo eclético, de linhas também neoclássicas, configurando a fachada atual.
O Palácio conta com coleções de arte de representativos períodos históricos e artísticos da cultura nacional, provenientes tanto do Palácio dos Campos Elíseos, antiga sede do Governo, como complementadas com novas aquisições desde sua inauguração. Em 1977, o edifício foi aberto à visitação pública, assumindo sua vocação de palácio-museu, em paralelo às funções administrativas.
Atualmente, as exposições temporárias no palácio apresentam o acervo em diálogo com a arte contemporânea, dentro da política de ampliação das coleções.