“Pintar é a minha razão de viver
e contar o que vejo e sinto.”
José Claúdio da Silva
Faleceu nesta terça-feira, dia 12 de dezembro de 2023, o pintor José Claúdio da Silva, aos 91 anos. Nascido em Ipojuca, Pernambuco, consagrou-se por suas obras figurativas que retratavam o cotidiano do Brasil e sua natureza exuberante.
Além de pintor, José Claúdio foi gravador, escultor, crítico de arte e escritor. Participou ativamente do cenário artístico brasileiro, sendo um dos fundadores do Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR).
Em 1975, o artista participou de uma expedição à região amazônica, promovida pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, a convite do zoólogo e compositor brasileiro Paulo Vanzolini.
Nesta viagem, José Cláudio produziu 100 pinturas a óleo que hoje integram o Acervo dos Palácios. Essas obras retratam os locais visitados pelo artista durante a expedição que percorreu o rio Amazonas, o rio Madeira e afluentes.
O testemunho de José Claudio, através de suas pinturas, não só mapeia os locais por onde passou, como registra, com traços livres, as muitas espécies da biodiversidade da Amazônia e todo um universo de culturas locais valiosas.
Em 2021, esta coleção esteve em exposição no Palácio dos Bandeirantes, potencializando reflexões sobre as transformações da Amazônia nesses quase 50 anos. Enquanto alguns locais se modificaram com o crescimento populacional e as intervenções humanas, outros cenários se mantiveram preservados enquanto redutos da floresta.
Ao interpretar essas pinturas do ponto de vista da contemporaneidade, o a exposição propiciou novas reflexões e contribuiu para a conscientização das responsabilidades ambientais da sociedade.
A exposição pode ser vista em seu formato virtual, em nosso site, através do link: