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Bienal de Veneza 2024

Ícone do Modernismo, Tarsila do Amaral fez uma ponte entre as vanguardas europeias e as tradições do Brasil, confrontando questões sociais distantes do meio aristocrático em que viveu. Viveu em tempos de profundas transformações sociais, econômicas e políticas no Brasil. 

Em 1931, viajou para a União Soviética, onde testemunhou os conflitos da classe operária local, tendo contato com a arte proletária e os cartazes de propaganda política. Ao regressar ao Brasil, sensibilizada com essa experiência, pintou uma das obras que se tornaria um ícone do Modernismo brasileiro, “Operários”, comprada pelo Governo do Estado de São Paulo diretamente da artista. Tarsila chamava a obra de “Trabalhadores”, dizendo que a tela tinha adquirido uma importância – já naquela época – que ela não esperava. 

Obra - Operários, 1933.

Tarsila do Amaral. Operários, 1933.
Óleo sobre tela.

Obra -  Religião brasileira I, 1927.

Tarsila do Amaral. Religião brasileira I, 1927.
Óleo sobre tela.

Obra - Estratosfera, 1947.

Tarsila do Amaral. Estratosfera, 1947.
Óleo sobre tela.

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