encontros
ENCONTROS | 2020 | 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007
XII ENCONTRO BRASILEIRO DE PALÁCIOS, MUSEUS-CASAS E CASAS HISTÓRICAS
Coleções em destaque
São Paulo - Palácio dos Bandeirantes, 22 de novembro de 2018
Campos do Jordão/SP - Palácio Boa Vista, 23 de novembro de 2018
No ano em que completamos 200 anos de museus no Brasil, o XII Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas tem como foco o entendimento das coleções como elos da memória das casas e edifícios históricos com seus personagens, considerado-as como grandes mediadores das relações com os visitantes.
Seja no âmbito público ou privado, esse debate procura trazer para a atualidade melhores práticas e parâmetros de valorização do patrimônio histórico abrigado em palácios, museus-casas e casas históricas.
Sob a reflexão do tema Coleções em Destaque, o evento propõe a discussão dos processos de transformação dos palácios e casas históricas em museus, com foco nos acervos, suas tipologias e os desafios de sua preservação.
Os palácios e casas históricas têm como objetivo fundamental lidar com os processos de transformação do espaço privado em público e a articulação entre suas coleções, os edifícios históricos e os personagens que lá viveram.
Nesse contexto, guardam a memória das coleções, hábitos e costumes, apresentando um potencial de interpretação sob diversas leituras – do utilitário, à representação social e ao colecionismo –, possibilitando relações com outras coleções e museus.
Os palácios e casas históricas são espaços de vidas humanas. Quem os visita naturalmente recorda objetos e espaços das casas de sua memória, dadas as similaridades conceituais, iconográficas e sensoriais.
O atual Encontro desenvolve-se em três mesas temáticas e um workshop:
1. A primeira mesa destaca o potencial de interpretação das coleções e dos objetos, seus mecanismos de proteção e as novas abordagens da gestão da curadoria diante da realidade contemporânea. Propõe, assim, a discussão dos desafios do processo de escolha para a realização de exposições, buscando refletir sobre as soluções expográficas e de proteção em edificações históricas;
2. A segunda traz o debate sobre o conceito de "coleções visitáveis", acervos não salvaguardados em museus, mas que recebem tratamento museológico e são abertos à visitação. O fato de essas coleções não estarem abrigadas em um museu não altera sua relevância cultural e social e nem as impede de servirem como fontes de estudo para especialistas da área;
3. A terceira mesa propõe uma reflexão sobre as coleções e suas múltiplas funções em edificações históricas, em especial, os palácios, alguns ainda em uso pelos proprietários ou governantes, outras já musealizadas. Discute-se, portanto, melhores práticas e estratégias para enfrentar os desafios de preservação dessas coleções;
4. Workshop sobre a questão da documentação das coleções, que inclui o inventário, a catalogação e a gestão da informação.
Agradecemos o apoio da Fundação Ema Klabin, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e do Comitê para os Museus Casas Históricas do Conselho Internacional dos Museus (DEMHIST/ICOM).
Desejamos a todos um excelente Encontro, na expectativa de que suas discussões contribuam para o aprimoramento das práticas de preservação dos museus-casas históricas e palácios brasileiros.
Ana Cristina Carvalho
Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo
do Estado de São Paulo
As inscrições se encerram às 23:59 do dia 14 de novembro de 2018, e estão sujeitas a confirmação. As inscrições realizadas após essa data e horário não serão aceitas.
XII ENCONTRO BRASILEIRO DE PALÁCIOS, MUSEUS-CASAS E CASAS HISTÓRICAS
Coleções em destaques