Coleções em Destaque
O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo é formado por cerca de quatro mil peças, que compõem as coleções de mobiliário, louçaria, prataria, tapeçaria, pinturas, esculturas, objetos utilitários e decorativos, provenientes de diversas regiões do Brasil e do mundo.
Esta exposição apresenta aos visitantes do palácio algumas peças representativas das coleções, que foram adquiridas pelo Estado em períodos distintos e refletiram diferentes critérios para a escolha das peças, formando dois conjuntos principais. O primeiro, adquirido nas primeiras décadas do século XX, privilegiou peças em estilos europeus, de influência especialmente francesa. Já o segundo, formado a partir do final dos anos 1960, quando havia outro campo de interesse nas ambientações das casas, resgatou as raízes e cultura brasileiras, com obras desde o colonial ao período moderno. Assim, nesta exposição agrupamos as obras pelos períodos de aquisição e não pelas suas origens diversas. Retratam, desse modo, mais de um século de História, e os acontecimentos que influenciaram a escolha das coleções.
Além de obras de arte, estão presentes objetos que um dia tiveram utilidade e que hoje possuem valor simbólico.
Arte e cotidiano se misturam em ambientes repletos de significados, muitos dos quais, no contexto doméstico, nos remetem às nossas experiências pessoais, promovendo uma reflexão sobre a valoração dos objetos ao nosso redor, seja histórica, econômica ou afetiva.
Ana Cristina Carvalho
Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo