Título da página - Palácio dos Bandeirantes

Sede administrativa do Governo do Estado de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes foi originalmente construído para sediar a Universidade Comercial Conde Francisco Matarazzo, projeto esse que não chegou a ser concretizado.

A aquisição do prédio por parte do Governo do Estado aconteceu em 1964. No ano seguinte, foi inaugurado recebendo a denominação de Palácio dos Bandeirantes, em referência aos sertanistas que fizeram exploração do território brasileiro no período colonial.

O projeto arquitetônico inicial dos italianos Marcello Piacentini e Vittorio Ballio Morpurgo teve seus primeiros esboços em 1938 e previa linhas retas, colunas, muros lisos e ampla fachada. Posteriormente, o desenho foi modificado pelo arquiteto italiano Giuseppe Crosa di Vergagni, e foi executado em estilo eclético, de linhas também neoclássicas, configurando a fachada atual.

O Palácio conta com coleções de arte de representativos períodos históricos e artísticos da cultura nacional, provenientes tanto do Palácio dos Campos Elíseos, antiga sede do Governo, como complementadas com novas aquisições desde sua inauguração. Em 1977, o edifício foi aberto à visitação pública, assumindo sua vocação de palácio-museu, em paralelo às funções administrativas.

Atualmente, as exposições temporárias no palácio apresentam o acervo em diálogo com a arte contemporânea, dentro da política de ampliação das coleções.

Foto da exposição no Palácio dos Bandeirantes
Foto da exposição no Palácio dos Bandeirantes
Foto da exposição no Palácio dos Bandeirantes

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO ESPONTÂNEA E GRUPOS SEM AGENDAMENTO

Segunda à sexta-feira, das 10h às 16h.

Sábados, somente para grupos acima de 10 pessoas, às 10h ou às 14h.

O agendamento prévio é necessário para todas as visitas.

O agendamento é realizado somente através do e-mail monitoria@sp.gov.br.

IMPORTANTE

Todas as visitas são acompanhadas por educadores do palácio.

No caso de eventos oficiais, as visitas poderão ser canceladas.

O agendamento é realizado somente através do e-mail monitoria@sp.gov.br.

Regras de visitas para grupos