Fotos da exposição - São Paulo, Coração do Brasil

São Paulo, Coração do Brasil
Fotografia de Sergio Saraiva

Palácio Bandeirantes, de 15 de julho a 30 de agosto de 2019

A partir da década de 1930, especialmente entre 1950-70, com o desenvolvimento da industrialização em São Paulo e a grande oferta de emprego, aumentam as migrações de nordestinos para a cidade e mais de cem mil pessoas passam pela Hospedaria do Imigrante no período. Hoje, com quase metade da população da área metropolitana formada por migrantes nordestinos e seus descendentes, São Paulo é a maior cidade nordestina do Brasil, a cidade que atrai quem busca oportunidades econômicas e culturais.

São muitas histórias de vida e personagens que ainda vivem na memória de cada um, identidades culturais que estão aqui na cidade, no coração das pessoas. São Paulo, metrópole de tantos rostos, tantas tradições, é uma cidade que se descobre e se revela a cada dia, que pulsa e acolhe, apesar de seus imensos contrastes.

O recorte desta exposição é uma pequena seleção de imagens de personagens nordestinos e um olhar à metrópole paulistana, produzidos pelo fotógrafo piauiense, Sergio Saraiva. Aos 17 anos, veio para São Paulo como assistente de fotógrafo e tornou-se grande profissional, com o seu excepcional talento para captar a luz e o equilíbrio das sombras, utilizando como base de sua técnica a emoção.

Nas palavras do artista, “(...) foi o maior presente que ganhei do destino. São Paulo me fez apaixonado por trabalho e pelo trabalho... esse é o maior legado, que levo para onde eu for. São Paulo tem o poder de direcionar com sua força e energia os sonhadores vindos de toda parte do Brasil”.

Ana Cristina Carvalho
Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo