Loading...

Exposição Virtual - Mulheres Modernas

"Mulheres Modernas" é a nova versão virtual da exposição presencial de obras do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, reunidas no Palácio dos Bandeirantes.
Se pensarmos quem são as mulheres modernas, temos muitos exemplos na História da Humanidade, desde séculos atrás, se considerarmos o termo “moderno” o novo,  o despir-se de pensamento e costumes baseados em tradições, a idéia de  transformação. Mulheres fortes que transformaram realidades e mudaram o modo de pensar, de viver, de trabalhar, e de serem vistas. 
Por meio de um conjunto de pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e esculturas, do fim do século XIX às primeiras décadas do Século XX, - a obra mais antiga data de 1890, seguindo até a década de 1960, podemos identificar mudanças no campo da Arte, mulheres autoras e retratadas por artistas, e a história de alguns dos artistas que participam dessa transformação. 
Em destaque, obras de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral retratam mulheres da época, assim como os artistas do período, Ismael Nery, Victor Brecheret, e Flávio de Carvalho,  que também retrataram poetisas, figuras marcantes da sociedade, como a primeira galerista de arte de São Paulo. Outro destaque também da exposição é a pioneira como fotógrafa no Brasil, nas décadas de 1950/60, Maureen Bisiliat. 
Comecemos, então, a imergir nesse contexto de um dos momentos mais significativos da História da Arte Moderna Brasileira. 

Ana Cristina Carvalho
Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo

Para acessar os conteúdos de áudio e vídeo clique nos ícones

Maureen Bisilliat

Anita Malfatti

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral - Estudos de nu